Como é a organização de palco do Concurso Júnior do Japão?

Kenshin Cultural Center – Koriyama

Em 2019 o evento ocorreu na cidade de Koriyama no auditório do Kenshin Cultural Center. O local possui 9906,64 m2 e 2004+806 assentos. Para se ter uma comparação, os auditórios do Bunkyo e do CENFORPE possuem 1100 e 1700 lugares.

Preparação do Grande Auditório
Grande auditório

A Nippon Taiko Zaidan, que realiza o evento, aluga alguns instrumentos e deixa-os a disposição das equipes:

As equipes escolhem os instrumentos, de acordo com suas necessidades.

Cada um destes instrumentos e sua base possui um “nome” e local correto para ser guardado.

As equipes também levam seus instrumentos. Como algumas coisas são pesadas, as próprias equipes possuem carrinhos (transpalete) para carregar os equipamentos.

Os instrumentos alugados ficam próximos ao palco, enquanto intrumentos próprios ficam neste outro salão:

Porta por onde os caminhões descarregam os instrumentos.
Carrinhos usados para transportar instrumentos e materiais.
Mapas de palco enviados previamente pelas equipes. Nesses mapas, caso sejam usados instrumentos emprestados, estão marcados o código do instrumento.

Mesmo em um teatro grande, os tocadores não assistem da platéia. Eles ficam no “pequeno” auditório e assistem por transmissão simultânea.
As equipes brasileira, taiwanesa, argentina e campeã atual possuem lugares reservados no auditório principal e podem assistir tudo de perto. Também são apenas estas equipes que têm salas exclusivas, para se trocarem e se prepararem.

Pequeno auditório
Equipe se preparando para a passagem de palco.
A entrada para o tablado que fica no fundo do palco possui uma rampa, bem suave para não haver problemas com instrumentos grandes e pesados.
Parte dos staffs, que acompanham as equipes no trajeto do pequeno auditório até o palco.
Preparação das equipes para a cerimônia de encerramento.